
Couraça Muscular
Por meio da manipulação direta das couraças (tensões corporais), Reich conseguiu alcançar memórias “aprisionadas” de forma a liberá-las, mobilizando juntamente a energia retida na musculatura, mapeando o corpo em sete segmentos: ocular, oral, cervical, peitoral, diafragmático, abdominal e pélvico, onde cada segmento retém uma história particular decorrente de estresses sofridos durante as etapas do desenvolvimento psicoafetivo pela qual todos os seres humanos passam desde a gestação. A esse trabalho de manipulação das couraças Reich deu o nome de Vegetoterapia.
Na continuidade de seus trabalhos, Reich também descobriu que a energia que circula dentro do corpo humano é a mesma que se encontra no cosmos, porém, em concentrações e formas diferentes. Denominou-a de energia orgone. Assim desenvolveu uma nova técnica de trabalho denominada Orgonoterapia, visando integrar em um único trabalho as questões psicológicas, corporais e a dinâmica energética do paciente. Consolidou-se, portanto, uma nova ciência que Reich denominou de Orgonomia.
Você sabia que nosso processo de desenvolvimento é cefalocaudal? Nosso processo formativo desde o embrião ocorre na direção descendente, ou seja, de cima para baixo, do cérebro em direção ao final da nossa coluna. Nesse processo primário até às outras fases do desenvolvimento, o stress e os traumas que tivemos podem bloquear algumas partes do nosso corpo mais do que outras.
Para se ter uma vida mais vibrante, sentir satisfação no trabalho e nos relacionamentos é importante flexibilizar esses bloqueios.
